terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Globos da Rawlemon podem captar energia solar reflectida pela Lua

Um dos mais recentes projetos colocados na plataforma de financiamento coletivo – crowdfunding – IndieGoGo parece ter sido tirado de um filme de ficção científica, mas o seu inventor, o alemão André Broessel, afirma que não há impossíveis para o Rawlemon, um aparelho que consegue captar a energia solar reflectida pela Lua.

Este globo solar oferece uma tecnologia até 70% melhor na captação da luz do Sol, para além de, ao contrário dos tradicionais painéis solares, ser esteticamente agradável.
André Broessel começou a trabalhar no projeto há três anos, com o objetivo de tornar a captura da energia do Sol mais eficiente e barata. O conceito é simples: o Rawlemon é uma esfera de vidro que faz a refração da luz num raio concentrado.

Segundo o Planeta Sustentável, para seguir a movimentação do Sol durante o dia o Rawlemon conta com um microrastreador que segue o astro no seu percurso diário de leste a oeste. O mesmo se aplica quando o produto é usado à noite: “É uma oportunidade única de recolher energia numa situação em que outros sistemas falham”, explica Broessel.


Após a captação de energia, esta é armazenada em baterias que podem abastecer a nossa casa ou restaurante. “Estamos desenvolvendo produtos autônomos que podem concentrar a luz até em dias nublado, que geram energia onde quer que estejamos. É energia gratuita”, diz  Broessel ao Gizmodo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário