quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Aeromóvel, uma invenção Brasileira para transporte público



Transporte público movido a ar, não polui de excelente velocidade em pequenos percursos. Ele foi implantado em Porto Alegre - RS, visando a Copa do Mundo de 2014, para ligação entre o Aeroporto e a Estação de Metro, trecho de aproximadamente 1000 metros, a demanda prevista é de 10 mil pessoas/dia.
Para construção, se gasta em média U$ 20mi por km, já no metro são de 4 a 5 vezes mais, sendo entre U$ 80mi a U$100mi por km, além de ser muito mais ecológico.

Em um único vagão, é capaz de transportar 150 pessoas, muito mais que em um ônibus de transporte público convencional, e muito mais confortável. Ele chega a 65 km/h, em velocidade constante, muito, mas eficiente, pois não tem a necessidade de ficar parando em faróis.

A Tecnologia do Aeromóvel é muito simples, um motor elétrico que fica fixo na estação alimenta um ventilador, o ar percorre por tubos abaixo da linha e do vagão, existe uma placa, que atua como se fosse uma vela de barco, só que parado, e empurra o vagão, para voltar o motor fica inverso, sugando o ar dos tubos.


Os materiais utilizados para construção do Aeromóvel são fibra de vidro e fibra de carbono, materiais muito resistentes e leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário