segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conheça as ferramentas necessárias para arrumar um bom estágio

Aparência - Cortar o cabelo e as unhas, fazer a barba, cuidar da higiene pessoal, usar roupas adequadas ao ambiente. Tudo isso é extremamente importante, apesar de muita gente desconsiderar esses conselhos básicos. Nada de chegar para uma entrevista com o cabelo espalhafatosamente pintado, cortado ou afins. Fazer a barba também é importantíssimo, a não ser que a vaga de estágio que você busca seja a de "roadie" (assistente) de uma banda de rock. Higiene pessoal também é uma coisa que deve estar sempre em ordem para todas as coisas que um ser humano se propõe a fazer. 

Dependendo do lugar em que você for fazer a entrevista, pode não precisar de um traje muito formal. O ideal é perguntar antes que tipo de traje a empresa exige que o candidato use. Mesmo assim, é de bom tom usar uma roupa razoavelmente nova. Roupa desbotada, desfiada e muito usada atrapalha a imagem do candidato.

Relacionamentos - Se você é do tipo que prefere fazer tudo sozinho, não confia nos outros e não gosta de conversar com quem não tenha a sua idade, isso vai
ser um problema sério. Saber se comunicar com pessoas diferentes é uma característica importantíssima. Lembre-se. Antes de contratar um profissional, as empresas estão contratando pessoas, seres humanos. Se você não souber conviver socialmente, as dificuldades serão maiores.

Visite uma livraria - Cultura geral e específica é um item muito valioso para os candidatos a um estágio. Esqueça um pouco o computador, a televisão e o rádio e comece a ler um pouquinho mais. Além de obter mais conhecimentos, a leitura desenvolve também a sua habilidade em escrever e falar. Da próxima vez em que pegar um jornal, procure não ler somente o caderno de esportes e o de entretenimento. Dar pelo menos uma lida nas principais notícias dos outros cadernos e nos editoriais é muito importante.

Teste vocacional - Há pessoas que decidem parar uma faculdade após dois anos de curso para entrar em outra. O melhor a fazer nesse caso é ter certeza de estar estudando um assunto que você realmente se interessa e tem aptidão para exercer. Procure conversar com as pessoas da área (professores, profissionais, estudantes) para saber exatamente como funciona o curso e a profissão. As chances de se decepcionar serão menores.

Associações - A essa altura, você deve estar se perguntando: "Mas para conseguir um estágio eu tenho de conhecer alguém, ter uma indicação. E eu não conheço ninguém. Como faço para entrar na minha área?". Além do vínculo com os professores, um bom caminho é procurar uma associação de profissionais da área desejada. Quase todas as profissões possuem associações. É através delas que a chance de conhecer alguém da área cresce muito. Aproveite !!!


Confiança e auto-estima - Se você não souber do seu potencial, não conseguirá passar para o entrevistador quem é você. Busque conhecimentos, troque idéias, pergunte, vá atrás de tudo o que achar importante. Dessa forma, você vai se sentir mais preparado e vai acabar sentindo-se confiante para conseguir o estágio. Quem não sabe se promover não é escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário