quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UERJ Resende no "VI Seminário de Empreendedorismo" no Rio de Janeiro


Ontem, o "VI Seminário de Empreendedorismo" pode contar com a presença dos alunos da UERJ do Campus de Resende. 

De olho nas possibilidades de trazer tecnologias de ponta e inovação para “dentro de casa”, cada vez mais empresas vêm investindo em ideias empreendedoras das chamadas startups. Com foco nessa tendência, o Sistema FIRJAN, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Rio) e com o apoio do Conselho de Jovens Empresários da Federação, promove o VII Seminário de Empreendedorismo IEL, que acontece no dia 12 de novembro, na Sede do Sistema FIRJAN, na Avenida Graça Aranha, 1, Centro. As inscrições são gratuitas.
O evento é uma das ações que integram a Semana Global de Empreendedorismo, realizada pelo Instituto Endeavor, e irá reunir empresários, jovens empreendedores e estudantes para debater o tema “Grandes empresas que estão investindo em startups no Brasil”.
O objetivo do seminário é mostrar de perto como companhias de peso, como Microsoft e TOTVS, têm enxergado e investido em startups ao redor do mundo. Na outra ponta, startups de sucesso – como Queremos, Eventick e Descomplica – contam suas histórias de como boas ideias conquistaram seu lugar no mercado e tornaram-se referência no Brasil e no mundo.
Para empresários, o evento é uma oportunidade de descobrir ideias que vão acelerar seus negócios. Para os empreendedores, uma chance de descobrir maneiras de acelerar suas ideias.

Contamos com a presença no eventos dos palestrantes e respresentantes das empresas:

Silvio Meira
Silvio Lemos Meira é paraibano de Taperoá e pernambucano de coração. Meira fez graduação em Eletrônica no ITA (1977), mestrado em Computação na UFPE (1981), doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985), e é professor titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como professor de graduação e pós-graduação). Como cientista-chefe do C.E.S.A.R., é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral. Também é presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e Fundador da Ikewai (rede de investimentos e investidores). 
TOTVS
A TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. É a sexta maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a primeira em países emergentes, sendo líder também no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS Ventures é o braço de Corporate Venture Capital da TOTVS, construída para alavancar a criação de valor através de investimentos em companhias de alto crescimento com sinergias em potencial com a empresa mãe. A TOTVS Ventures foi criada em julho de 2012 e iniciou suas operações em janeiro de 2013 com o investimento na gaúcha uMov.me, que oferece uma plataforma de mobilidade corporativa para não desenvolvedores. Em junho de 2013, a TOTVS Ventures anunciou investimento na americana GoodData, que fornece solução de BI na nuvem.
Microsoft
A gigante do software também está atenta às startups brasileiras. Por meio da Microsoft Participações, sua holding de investimentos, a companhia vai administrar uma rede de aceleradoras chamada Acelera Brasil, que já tem operações previstas para Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal e pretende continuar crescendo. As aceleradoras também foram credenciadas para participar do Start-UP Brasil. A primeira turma, ainda em processo de aceleração, deve receber até R$ 1 milhão em investimentos, dividido entre até 15 startups ao longo de dois anos.
Matthew Godfrey - Cisco
Formado pelo Programa de Liderança de Recursos Humanos da Cisco, Matthew Godfrey é o responsável pelo programa Accelerated Innovation da empresa, uma iniciativa global para incentivar e apoiar a inovação e ampliar a cultura inovadora dentro da Cisco. O projeto estimula os engenheiros da empresa a apresentar ideias inovadoras para financiá-las e desenvolvê-las.
Descomplica
O Descomplica é um site de educação que ajuda os estudantes na preparação para o ENEM e Vestibulares. Os alunos têm acesso livre a aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitorias online e correção de redação de todas as matérias do Ensino Médio para que estejam cada vez mais preparados para garantir uma vaga na universidade.
Queremos
O Queremos! é uma plataforma de financiamento coletivo que já realizou mais de 60 shows em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Entre os artistas estão nomes como Clarice Falcão, Paralamas do Sucesso, Kings of Convenience, Metronomy e Two Door Cinema Club. Desde 2012, a plataforma funciona também nos Estados Unidos, com o nome de WeDemand! e já realizou shows nos EUA e Canadá.
Eventick
Empresa baseada no Recife, a Eventick permite que organizadores de eventos possam criar e gerenciar páginas para inscrições online e venda de ingressos de forma simples, e ter um melhor controle através do aplicativo de credenciamento.
Sayyou

A Sayyou foi fundada em 1992 por Satoru Narita para desenvolver, industrializar e comercializar um equipamento de capina elétrica, baseado em uma tecnologia desenvolvida na Unesp em 1988, sob patrocínio da CESP, que elimina o uso de herbicidas com um processo orgânico viável economicamente. Em 2013, o projeto foi o vencedor do concurso Acelera Startup, promovido pela Fiesp, atraindo um dos investidores que participou do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário