sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É preciso ser bom de Cálculo para fazer Engenharia?

Pergunto: é preciso ser bom de cálculo pra fazer engenharia?? Eu acho que não. Se todos dominassem cálculo, não teríamos tantos ZEROS nas provas e vários alunos com dependências. Acho sim, que é importante gostar de matemática, física e disciplinas afins pois, caso contrário, o tempo na faculdade será insuportável.

Ser engenheiro é muito mais que decorar fórmulas, saber calcular ou projetar!! Precisa saber se comunicar, se expressar e ser um profissional multidisciplinar!

O papel do engenheiro na sociedade vem mudando a cada ano, disso não tenho dúvidas. O mundo mudou, por isso a integração da engenharia com outras áreas, segundo o prof. Otávio de Avelar Esteves, é fundamental para a formação do engenheiro. Para o docente da faculdade de engenharia da PUC-Minas, “hoje, o mercado de trabalho exige profissionais altamente qualificados. Isso implica uma integração tanto das áreas de atuação, como de conhecimentos específicos


E Inês Grosso,  professora de Engenharia da UniFei, também defende a ideia de que um novo perfil de engenheiro está nascendo no mercado de trabalho. Ele é um profissional que está atento às necessidades do mundo globalizado e exerce seu papel em conjunto com a sociedade disseminando seu conhecimento. “O engenheiro faz engenharia para pessoas, portanto, ele precisa saber se comunicar com essas pessoas e passar o seu conhecimento, a fim de que elas possam utilizar melhor sua criação, seu projeto”, afirma com convicção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário