quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Catalisador transforma combustível em gel para evitar explosões

Uma invenção que surgiu durante o Grand Prix SENAI de Inovação está dando o que falar. Um sensor, que pode ser instalado no tanque do caminhão, é ativado automaticamente em caso de acidente ou, ainda, pode ser acionado durante um assalto. A ativação inicia uma reação química que transforma o combustível em gel não inflamável. Isso descarta o risco de incêndio. A coordenadora de projetos do SENAI de Goiás Karoline Siqueira, integrante da equipe que desenvolveu a ideia, fala do sistema catalisador para vazamento de combustíveis:

“A nossa ideia é de criar um catalisador para combustível, esse catalisador é um gel que assim que acontece algum acidente com a carga de combustível impede que se disperse e que ele provoque algum desastre ambiental e explosões, basicamente é esse o princípio.”

O Grand Prix SENAI de Inovação é inspirado em um modelo sueco e reúne seis equipes com sete integrantes cada. Elas têm 72 horas consecutivas para buscar soluções para questões relacionadas a três grandes desafios do mundo moderno: Envelhecimento da População, Desastres Ambientais e Mega Eventos. As tarefas envolvem as áreas de saúde humana, mobilidade urbana, segurança e meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário