terça-feira, 8 de outubro de 2013

Os alimentos que te ajudam a estudar!

Bem, se queres obter um melhor rendimento e aproveitamento do teu estudo, começa pela tua alimentação. Há muitos alimentos que podem ajudar-te na memória e na concentração. A maçã, o arroz, os cereais e o pão são ricos em glicose o que aumenta o fluxo de sangue no cérebro.  Para além disto são fonte de vitamina B6 e tiamina, ideal para melhorar a tua memória.
Podes ainda variar a tua alimentação com ovos. Estes para além de serem ricos em vitamina B12 são uma fonte de colina que tem um papel muito importante na reparação das células do cérebro. Pode-se dizer que se comeres um ovo por dia estás a alimentar corretamente o teu cérebro. Mas não fiques pelo ovo e completa o teu prato com brócolos para te ajudar a manter a concentração. Este vegetal tem uma elevada concentração de vitaminas A e C, cálcio e potássio. Não te esqueças ainda de ingerir bastante atum, salmão e sardinha que são excelentes depósitos de ómega 3.
Por último, fica aqui uma chamada de atenção para os antioxidantes que estão presentes nos frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras e framboesas) e que combatem os radicais livres. Estas frutas para além de combaterem o envelhecimento melhoram as capacidades motoras e de aprendizagem.  A fisetina (presente nos frutos vermelhos) é capaz de desencadear um processo chamado “potencialização a longo prazo”. Este permite que as memórias sejam armazenadas com mais facilidade e que o cérebro estabeleça ligações mais fortes entre neurónios. A fisetina está também nos espinafres, uvas e pêssegos estimulando também o amadurecimento das células nervosas.
Bibliografia: Jornal Montepio – Outubro 2012


Continuar a ler: Os alimentos que te ajudam a estudar! - FCiências 
http://www.fciencias.com/2012/11/02/os-alimentos-te-ajudam-estudar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário