quinta-feira, 17 de outubro de 2013

INVENÇÕES ANTECIPAM AS TECNOLOGIAS DO FUTURO

Imagine um mundo sem a audácia e a inventividade de gênios criativos como Alexander Graham Bell, Leonardo DaVinci e o nosso brasileiro Alberto Santos Dumont. Muito provavelmente, sem esses engenhosos e corajosos desbravadores da tecnologia, você talvez ainda estivesse lendo este texto talhado numa pedra, sentado em outra. E eu nem vou comentar o que você teria no lugar do papel higiênico.

A questão é que por mais que a tecnologia caminhe na maior parte do tempo sobre a pavimentada rodovia das grandes corporações, de vez em quando o caminho do progresso só é possível atravessando a estrada de terra dos inventores de fundo de quintal. A diferença é que agora, até mesmo o mais tímido dos gênios tem uma plataforma gigantesca para divulgar suas descobertas aos quatro cantos do mundo, muitas vezes conseguindo até financiar o projeto com esquemas de crowdfunding (investimentos de pessoas que acreditam na empreitada).


A maioria das invenções obviamente surge apenas como protótipo, "beta", em fase de testes ou adaptação ao mercado. Muitas inclusive, são tão inúteis e/ou bizarras que certamente não passarão disso. Mas cada pequeno avanço tecnológico fruto de uma inspiração autônoma monta uma peça do grande quebra cabeças que nos espera no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário