quinta-feira, 7 de março de 2013

Ameaçados de extinção, pandas guardam em suas veias arma secreta altamente eficiente contra fungos e microrganismos.


Ursos pandas costumam divertir o pessoal na internet. Além do tradicional vídeo de um filhote espirrando, eles também ficaram famosos por causa da expansão Mysts of Pandaria, lançada para o jogo World of Warcraft, além do fato de que seus dejetos são a matéria-prima para um “delicioso” chá chinês. Pena é o fato de que, bem antes da popularização da internet, esses animais já estavam ameaçados de extinção.
Agora, cientistas descobriram algo que pode impactar ainda mais a continuidade dos ursos pandas. Segundo pesquisadores da Universidade de Agronomia de Nanjing, na China, o sangue desses mamíferos possui um composto antibiótico que chega a ser seis vezes mais forte do que qualquer outro remédio atual.

Antibiótico seis vezes mais potente

Para chegar a essa conclusão, os cientistas isolaram um peptídeo presente nas células do sistema imunológico dos animais. Batizado de Cathelicidin-AM, esse composto pode matar até mesmo fungos e bactérias resistentes aos medicamentos atuais, agindo muito mais rapidamente.
Segundo a notícia publicada pelo site DVICE, testes mostraram que o antibiótico natural desses ursos é capaz de matar em uma hora microrganismos que os remédios convencionais levam cerca de seis horas para eliminar.
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/animais/34642-sangue-de-panda-pode-ser-util-contra-fungos-e-bacterias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário