segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - TURMA 2012 – 2o Semestre DOUTORADOrograma de Pós-graduação em Química


EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - TURMA 2012 – 2o Semestre
DOUTORADO
O Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 25 a 28 de junho de 2012, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Química, Curso de Doutorado, Áreas de Concentração em Polímeros e Química Ambiental, para turma com início em 2012/2º semestre. O Programa de Pós-graduação em Química, Áreas de Concentração em Polímeros e em Química Ambiental, estrutura-se em torno de 02 (duas) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Química e Tecnologia de Polímeros;
b) Química e Tecnologia Ambiental.
I - VAGAS E CLIENTELA:
Serão oferecidas 10 (dez) vagas para o curso de doutorado, destinadas a portadores de diploma de graduação plena e de Curso Superior de Tecnologia outorgado por Instituição de Ensino Superior oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação nas grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas e da Saúde.
a) Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.
b) Só poderão participar do processo seletivo os candidatos com pelo menos um artigo submetido para publicação com os resultados de sua dissertação de mestrado em periódicos com Qualis A ou B (Comitê da Área de Avaliação do Programa de Pós-graduação onde o candidato se titulou) (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/) ou um depósito de patente também referente ao trabalho de sua dissertação. Em ambos os casos, o(s) orientador(es) deverá(ão) ser co-autor(es). Para os candidatos ao doutorado direto, a publicação deverá versar sobre o tema de sua iniciação científica.
c) A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.
II - INSCRIÇÕES:
1. Período e Local das inscrições:
1.1. As inscrições serão realizadas no período de 25 a 28 de junho de 2012, de segunda a quinta feira, das 13 h às 19 h.
1.2. O local de inscrição será a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, situada à Rua São Francisco Xavier, nº. 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, sala 400, bairro Maracanã, CEP 20.550-900, Rio de Janeiro - RJ. Telefone: 2334-0563 ramal 217.
1.3. O candidato deverá gerar na página do CEPUERJ (www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on-line do programa de pós-graduação em química, o boleto bancário no valor de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ a ser pago em qualquer agência bancária.
1.4. Após efetuar o pagamento da taxa, o candidato deverá comparecer ao local de inscrição munido de 01 (uma) via do boleto bancário, ficha de inscrição devidamente preenchida, onde conste a área de concentração (modelo na página www.ppgq-iq.uerj.br), além de apresentar, obrigatoriamente, 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente com nome no verso; e os documentos listados a seguir:
Documentos Exigidos:
a) Curriculum Vitae, modelo Lattes atualizado (com documentação comprobatória);
b) Uma cópia legível da Carteira de Identidade e do CPF;
c) Uma cópia legível, frente e verso, do Diploma de Graduação;
d) Uma cópia do Histórico Escolar completo da graduação com a data da colação de grau;
e) Uma cópia legível, frente e verso, do Diploma de Mestrado de curso credenciado
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE QUÍMICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DOUTORADO
2
pela CAPES (a exceção quando for candidato ao doutorado direto);
f) Uma cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Mestrado (a exceção quando for candidato ao doutorado direto);
g) Pelo menos 2 (duas) cartas de recomendação de docentes da instituição, onde o candidato obteve o título de mestre, sendo um deles preferencialmente Orientador do Mestrado ou da iniciação científica quando for candidato ao doutorado direto;
h) 1 (um) exemplar do projeto de pesquisa, em até 20 laudas contendo: Introdução, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Infraestrutura disponível, Resultados esperados, Bibliografia e Cronograma;
i) Carta de aceite de Orientador credenciado no PPGQ;
Observações
Candidatos estrangeiros deverão apresentar:
a) Cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;
b) Cópia do diploma de mestrado e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;
c) Passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível;
2. Resultado da Inscrição:
2.1. A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Química, curso de doutorado, só será confirmada após verificação da documentação apresentada.
2.2. O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do Programa no dia 02/07/2012, das 13 h às 19 h e/ou na página do Programa de Pós-graduação em Química (www.ppgq-iq.uerj.br), através de uma listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.
2.3. Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima terão menção de inscrição não aceita, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.
III- DO PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias e eliminatórias:
a) Defesa oral do projeto (20 minutos) seguida de arguição e entrevista pelos integrantes da Comissão de Seleção com análise das cartas de recomendação e de aceite de orientação;
b) Análises do Curriculum Vitae (Lattes - CNPq), dos Históricos Escolares da graduação e da pós-graduação, se for o caso;
c) Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa,
exceto aqueles oriundos de países lusófonos.
IV- CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:
a) será considerado aprovado na defesa do projeto, o candidato que obtiver parecer “aprovado”;
b) será considerado aprovado na análise do Curriculum Vitae (Lattes), do Projeto, dos Históricos Escolares da graduação ou da pós-graduação se for o caso, o candidato que obtiver média mínima 7,0 (sete);
c) será considerado aprovado nas cartas de recomendação e de aceite de orientação, o candidato que obtiver parecer favorável;
d) a classificação final dos candidatos será a nota obtida na análise do Curriculum Vitae (Lattes), do Projeto (conteúdo e defesa), do Histórico Escolar de Mestrado e do Histórico Escolar de Graduação e será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato.
e) a média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.
f) em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:
 maior número de artigos publicados em Qualis de maior índice de impacto;
 maior coeficiente de rendimento no Histórico de Mestrado;
 maior coeficiente de rendimento no Histórico de Graduação;
 persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
V- MATRÍCULA:
1. Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.
3
2. No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: históricos escolares completos da graduação e do mestrado (se for o caso), CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.
3. Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão do curso de mestrado e ata de defesa ou do curso de graduação quando for candidato ao doutorado direto, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de mestre no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.
4. A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Química se realizará no dia 01 de agosto de 2012, das 13 h às 19 h, na Secretaria do Programa.
5. Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.
VI. CALENDÁRIO:
1. INSCRIÇÕES:
Data: 25 a 28 de junho de 2012
Horário: das13 h às 19 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química
2. RESULTADO DA VERIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS:
Data: 02 de julho de 2012
Horário: das 13 h às 19 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou na home-page do programa (www.ppgq-iq.uerj.br)
3. DEFESA DO PROJETO E ENTREVISTA:
Data: 03 a 06 de julho de 2012
Horário: a ser informado na ocasião da divulgação do resultado dos documentos
Local: Sala 400 do Instituto de Química
4. RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO PROJETO (CONTEÚDO E DEFESA), DAS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO, DA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE, DOS HISTÓRICOS ESCOLARES E DO ACEITE DE ORIENTAÇÃO:
Data: 10 de julho de 2012
Horário: das 13 h às 19 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou na home-page do programa (www.ppgq-iq.uerj.br)
5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:
Data: 13 de julho de 2012
Horário: a partir das 13 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química e/ou na home page do programa (www.ppgq-iq.uerj.br)
7. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS:
Data: 01 de agosto de 2012
Horário: das 13 h às 19 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química
8. DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:
Data: 02 de agosto de 2012
Horário: a partir das 13 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química
9. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA DOS RECLASSIFICADOS:
Data: 03 de agosto de 2012
Horário: das 13 h às 19 h
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química
4
VII- DISPOSIÇÕES GERAIS:
1. Realização do Curso: 06/08/2012 a 05/08/2016.
3. Carga horária: 450 horas
4. Dias da Semana: de 2ª a 6ª feira
5. Local: Pavilhão Haroldo Lisboa da cunha, Instituto de Química, sala 400
6. Será aplicada uma prova de Inglês (sem consulta a dicionário) a todos os selecionados no exame de seleção. Essa prova, com duração de 01 (uma) hora, será realizada no dia 21/09/2012, na sala 400 do Instituto de Química da UERJ com início às 19 h.
7. Poderá haver vista da prova de Inglês, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas.
8. O curso deve ser concluído em um período mínimo de 24 (vinte e quatro) e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.
9. O curso é gratuito.
10. Quando disponíveis, serão oferecidas bolsas das agências de fonte governamentais (CAPES, CNPq, FAPERJ) e de empresas privadas aos alunos que atenderem às exigências dos órgãos de fomento e às normas do Programa de Pós-Graduação em Química. As bolsas serão distribuídas entre os alunos selecionados de acordo com a classificação obtida no processo seletivo.
11. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.
12. As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.
13. O exame de seleção só terá validade para Curso que será iniciado em 2012/2° semestre.
14. Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.
15. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Química.
16. A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Rua São Francisco Xavier, nº. 524, Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, 4º andar, Sala 400.
Bairro Maracanã, CEP: 20.550-900, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: 0 XX-21 2334-0563 ramal 217.
E-mail: pgquimica@uerj.br
http://www.ppgq-iq.uerj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário