quinta-feira, 14 de junho de 2012

3º Seminário Internacional de Elastômeros – ISE 2012


Ciência e tecnologia de elastômeros é uma área que possui uma longa história e uma grande tradição e vem se tornando, ao longo dos anos, de alto nível, não só do ponto de vista da ciência pura, mas também da aplicada na área de polímeros.
Desse modo, uma série de Seminários Internacionais de Elastômeros (International Seminars on Elastomers - ISE) foi iniciada no final dos anos 70. Em 1977, o primeiro Seminário sobre elastômeros foi organizado pelo prof. M. Morton, diretor do Institute of Polymer Science da University of Akron, nos Estados Unidos e pelo prof. N. Yamazaki. De 22 a 25 de outubro de 1985, um segundo Seminário foi realizado no Japão após a Conferência Internacional sobre Borracha, realizada em Kyoto.
Um terceiro seminário, também intitulado International Seminar on Elastomers, foi realizado na University of Akron, no período de 25 a 28 de outubro de 1988. O encontro foi organizado pelo prof. J. L. White, diretor do Polymer Engineering Center da University of Akron, e pelo prof. K. Marakami do Chemical Research Institute of Non-Aqueous Solutions da Tohoku University em Sendai, no Japão. Neste seminário, foram apresentados 35 trabalhos, para uma platéia de 230 participantes.
No início de outubro de 1990, um quarto seminário internacional foi organizado em Kurumé, Japão. O comitê organizador era composto pelo prof. K. Murakami, K. Kageyama, prof. S. Kawabata e pelo prof. Y. Tanaka. O prof. J.L. White foi o coordenador estrangeiro. Neste seminário havia representantes de sete nações (República Tcheca, Alemanha, Hungria, Japão, Coréia, Estados Unidos e Reino Unido, além da Malásia, representada através da Malaysian Rubber Producers Research Association). Um total de 109 participantes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de 37 trabalhos.
Em julho de 1993, um quinto ISE foi realizado em Akron, Ohio,  Estados Unidos, seguido em agosto de 1996 do sexto seminário ocorrido em Kyongju, na Coréia do Sul. Os trabalhos apresentados no terceiro, quarto e quinto Seminários foram publicados no Journal of Applied Polymer Science, Applied Polymer Symposia.
Após o sucesso do sétimo ISE, ocorrido em Bangkok, Tailândia, em dezembro de 1998, foi decidido que o oitavo Seminário seria realizado, pela primeira vez, na Europa. Um grupo de professores universitários e seus colaboradores concordaram em organizar o evento na França, destacando-se o prof. J.C. Brosse da Université du Maine, Le Mans; o prof. J. Schultz da Université de Haute Alsace, Mulhouse, e o prof. J.L. Leblanc da Université Pierre et Marie Curie, Paris. A cidade de Le Mans foi escolhida para ser a sede do seminário. O seminário teve uma grande repercussão, com a participação de 160 pessoas, incluindo uma importante delegação da Tailândia. Durante este seminário foi escolhida a sede do oitavo seminário, realizado em Kyoto, Japão, em abril de 2003. Neste Seminário, organizado pelos professores S.Kohjiya da Kyoto University e Y. Uchiyama da Kanazawa University foram apresentados 45 trabalhos sob a forma oral, incluindo os palestrantes convidados e 28 sob a forma de poster.


Leia mais em:

http://www.iq.uerj.br/ise2012/pt/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário