quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como ser efetivado no estágio

Confira alguns conselhos para aproveitar as oportunidades de seu estágio atual e ser efetivado em um emprego fixo

O estágio é, para muitos jovens, a primeira experiência profissional. Ele abre as portas de empresas e instituições públicas para que os estudantes coloquem em prática todo o conteúdo teórico assimilado durante as aulas na universidade. No Brasil, a Lei do Estágio (Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008) é que estipula as regras e direitos dos estagiários. Se você deseja aprofundar ainda mais essa experiência e ser efetivado como funcionário fixo, confira alguns conselhos que podem ajudar você.


Veja quatro dicas para transformar seu estágio em um emprego fixo:

Como ser efetivado: 1) Saiba no que você está se envolvendo

Antes mesmo de começar o estágio você já deve se preparar para o próximo passo. Procure mais informações e conhecimentos, não só acadêmicos, mas também da empresa, clientes, cultura do escritório, plano de carreira oferecidos, depoimentos de outras pessoas que já trabalharam lá, etc. Tudo isso vai ajudar você a ter consciência de onde está entrando e o que pode planejar ou esperar desse estágio e consequentemente, da efetivação.

Como ser efetivado: 2) Invista seu tempo

Faça além daquilo que é pedido ou esperado e, se possível em menor tempo. Pule o happy hour e outras horas vagas para investir na sua carreira. Isso irá ajudar você a se destacar entre as outras pessoas por seu esforço e dedicação.

Como ser efetivado: 3) Seja notado

Seu esforço deve ser notado pelas pessoas certas. Não faça propaganda sobre seu trabalho para outros funcionários, pois você pode prejudicar o relacionamento no ambiente de trabalho. Ao fim de cada dia, monte um pequeno resumo de tudo o que fez e os principais objetivos ou ações para o dia seguinte. Pequenas atitudes como essa demonstram organização, diligência e pro atividade, características essenciais do bom profissional.

Como ser efetivado: 4) Faça contatos

Aproveite esse período para fazer contatos com as pessoas de seu trabalho. Você pode não ser efetivado, por isso aproveite o tempo que passar com ela. Converse ou vá almoçar com pessoas de todos os departamentos e tenha sempre disposição para ouvir e aprender com cada uma delas. Essas pessoas podem ajudar você em projetos na empresa e até mesmo em oportunidades profissionais futuras.

Fonte: Universia Brasil

Leia também:

» 5 dicas para manter as portas abertas depois do fim do estágio
» 9 dicas para transformar um estágio em um trabalho
» 7 coisas para fazer antes de sair do estágio

Nenhum comentário:

Postar um comentário