sábado, 14 de abril de 2012

Volta Redonda ganhará escola de medicina da Uerj

O governador Sérgio Cabral, em visita a Volta Redonda nesta quinta-feira, anunciou que o estado vai implantar no Hospital Regional, que está sendo construído no bairro Roma I, um curso de medicina da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

O instituto será instalado anexo ao hospital o Instituto de Ciências Médicas e ocupará área de 25 mil metros quadrados, com duas torres de seis andares cada uma, totalizando 45 salas de aula - além de salas de estudo, biblioteca, laboratórios, auditório e centro de convivência – para atender cerca de 2.040 alunos.

O projeto da faculdade, desenvolvido pela prefeitura de Volta Redonda, já está pronto e será encaminhado ao Governo do Estado. Cerca de R$ 40 milhões deverão ser investidos na construção do polo, que contará com os cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia - todos públicos, possivelmente mantidos com o "selo de qualidade" da Uerj.

Questionado sobre suas expectativas quanto ao início das aulas no novo polo, o prefeito Neto respondeu:

- Sei que o mais difícil, agora, é fazermos as outras fases do projeto avançarem, como a licitação, cronogramas etc. Sendo assim, esperamos que, no mais tardar, em julho do ano que vem as aulas já estejam começando. Queremos que tudo esteja pronto até o fim do primeiro semestre de 2013.

A respeito da faculdade pública de medicina que a região ganhará, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Jessé de Holanda, é um dos mais inteirados do assunto. Segundo ele, a instituição será um polo avançado da Uerj.

- A ideia é que o polo de tecnologia seja mantido em Resende, enquanto nossa cidade abrigará o de saúde - esclareceu.

O secretário revelou, ainda, maiores detalhes sobre as próximas etapas para que a construção da faculdade possa começar.

- Hoje, conversamos com o professor Mário Sérgio Alves Carneiro, representante do reitor da Uerj e chefe do Instituto de Saúde da entidade. Daremos andamento à papelada, porém, com o "OK" do governador, ficou resolvida a principal questão, que era orçamentária - encerrou.

Após deixarem o canteiro de obras do Hospital Regional, Cabral, Neto e suas comitivas seguiram para a inauguração da fábrica do Grupo Trigo – detentor das redes de alimentação “Spoleto”, “Domino’s Pizza” e “Koni Store”. A nova unidade fica às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, no Roma II. Eles visitaram ainda a concessionária da Mitsubishi, que também fica na Rodovia dos Metalúrgicos.

Fontes de Pesquisa:

http://www.focoregional.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=Volta+Redonda+ganhar%E1+escola+de+medicina+da+Uerj&idnoticia=90651


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,55536,Cabral-e-Neto-anunciam-criacao-de-polo-na-regiao-Sul-Fluminense.html#ixzz1s1fayiP8

6 comentários:

  1. Olá,gostaria de saber como andam os cronogramas,licitações e se o prazo se mantém.
    TEMOS grande interesse em uma faculdade de medicina,gostaria de saber se dessa vez o projeto sairá,já que o aguardamos há anos.

    Peço que nos atualizem de tudo,creio que a ideia de Prefeito neto de fazer com que a faculdade tenha um lugar provisório a principio é uma grande ideia e tem tudo para dar certo e antecipar o inicio das aulas.

    Agora quero saber,o que será para 2013?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Igor, desculpe-nos a demora desta resposta, mas tivemos alguns problemas técnicos com as postagens dos comentários, a respeito desse assunto só temos essas informações noticiadas na imprensa, o que soubermos para 2013, postaremos aqui.

      Excluir
  2. Olá, eu Matheus, quero saber se já tem novidades a respeito do campus avançado da UERJ na área da saúde em Volta Redonda-RJ, quero me formar Aíiiiiiiií!

    ResponderExcluir
  3. ola gstaria de informarçoes sobre cursos superiores na area da saude que`´ estao disponiveis ou terao futuramenter,atenciosamente.espero informaçoes via email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. christavares24@hotmail.com

      Excluir
  4. Como esta o andamento das obras? falo sobre a faculdade de medicina.

    ResponderExcluir