terça-feira, 10 de abril de 2012

A importancia da criatividade

A Dr Shelley Carson, psicóloga de Harvard, cita alguns pontos importantes  no seu blog e em suas palestras, porque ela acha que tender para o lado criativo é tão vital para uma vida plena.

Primeiro, a criatividade é o nosso mecanismo de sobrevivência como espécie. Nossos ancestrais não eram fortes o suficiente para lutar fora dos predadores potenciais com as mãos, nem eram rápidos o suficiente para fugir de predadores.A única maneira que sobreviveu foi através de esforços criativos que lhes permitiram conceber e construir ferramentas para se defender e abrigos para se proteger.

Em segundo lugar, a criatividade é o nosso mecanismo de comunicação de longa distância.
Criatividade nos permite comunicar uns com os outros através dos séculos, em todos os continentes, e entre as ideologias de compartilhar a experiência humana.


Em terceiro lugar, enriquece nossas vidas criatividade. A criatividade dos outros forneceu-nos com os confortos modernos de ar condicionados computadores à penicilina e Prozac. Criatividade nos trouxe novas formas de governo, sistemas econômicos, arquitetura e culinária. Nossas vidas são muito mais rica e mais completa por causa das contribuições criativas daqueles que vieram antes de nós.


Uma  pesquisas, feita pela prestadora de ser­viços tecnológicos IBM com os principais executivos de 1.500 empresas, de vários países, revelou que eles consideram a criatividade o fator crucial para o su­cesso atualmente. Para que suas empresas consigam driblar as dificuldades e aproveitar as oportunidades, precisam de gente com ideias novas. Outra pesquisa, feita pela consultoria de administração de pessoal Korn/Ferry, com 365 dirigentes de grandes empresas só na América Latina, chegou à mesma conclusão: a habilidade de criar o novo e o diferente é a mais desejada por mais da metade dos dirigentes (56%).

Segundo a Dr Shelley em entrvista para o jornal o globo publicada em 8 de abril com o tíulo sugerio por ela ‘Não importa o que te dizem, você é criativo’ cada um de nós tem a habilidade para pensar como Isaac Newton ou Thomas Edison. Edison tendia a usar o método “tentativa e erro” para chegar a soluções criativas. Sua abordagem era muito focada. Newton, pelo contrário, se enveredava por um modo mais espontâneo. Estes dois processos empregam diferentes atividades cerebrais. Todos temos a habilidade para cultivar ambas as formas. Podemos preferir uma delas, mas, por prática ou treinamento, chegamos à criatividade pelo outro também.


Em seu blog a Doutora  da dicas de como cada um pode estimular sua criatividade .... Cada vez que você fala, você exercer sua criatividade, colocando palavras juntas em novas formas de conferir significado para os outros. Cada vez que você resolve um problema menor em sua vida sem o uso de um manual de instruções, cada vez que você plantar um jardim ou reorganizar o seu mobiliário, ou adicionar um toque de algum ingrediente novo para uma refeição, você está aumentando a sua vida com criatividade. Se você tocar um instrumento musical ou escrever em um jornal ou usar uma caixa para sustentar uma porta aberta, você está exercitando sua capacidade inata para ser criativo.



Fontes de pesquisa e links relacionados:

http://www.shelleycarson.com/blog/hello-world (tradução : Biblioteca)
http://oglobo.globo.com/saude/shelley-carson-nao-importa-que-te-dizem-voce-criativo-4509966
http://www.methodus.com.br/artigo/531/aprenda-a-ser-criativo.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI188435-17770-1,00-DESCUBRA+SUA+ZONA+DE+CONFORTO+MENTAL.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário