quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem da biblioteca para todas as mulheres (poema abaixo)

História do 8 de março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 19 de março de 1911, como resultado de uma reunião ocorrida em Copenhague no ano anterior, em que houve a internacionalização do Dia da Mulher, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça foram os primeiros países a comemorar a data, quando mulheres reivindicaram o direito ao voto e a ocupar cargos públicos, além do direito das mulheres ao trabalho.

Em 1913, o Dia Internacional da Mulher foi utilizado na Rússia como forma de protesto contra a Primeira Guerra Mundial. Como parte do movimento pela paz, as mulheres russas comemoraram pela primeira vez o seu dia no último domingo de fevereiro. Ainda na Europa, em 8 de março de 1914, as mulheres foram às ruas protestar contra a guerra e demonstrar solidariedade com os outros ativistas. Em 1917, novamente como forma de protesto contra a guerra, as mulheres russas fizeram greve por “pão e paz” no último domingo de fevereiro, que caiu no dia 8 de março. Quatro dias após o início da greve, o governo concedeu o direito de voto às mulheres.

Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.



Poema em homenagem as mulheres:

Uma Deusa

Se eu tivesse a magia da SEREIA
Os cabelos de IRACEMA
Se eu tivesse o corpo da GAROTA DE IPANEMA
A beleza de VÊNUS
Se eu tivesse a tolerância de ZÉLIA GATHAI
A poesia de CECÍLIA MEIRELES
Se eu tivesse a sedução de MADALENA
A paciência de MARIA
Se eu tivesse a rebeldia de EVA
A sensualidade das NINFAS
Se eu tivesse a persistência de PENELÓPE
O talento de CHIQUINHA GONZAGA
O carisma de EVA PERON
Se eu tivesse a ousadia de OLGA
O chamego de MARIA BONITA
A coragem de Anita
Se eu tivesse o encanto de HELENA de Troia
Eu seria uma DEUSA
Excêntrica
Esplêndida
Aquela que todo homem deseja e quer
Mas só tenho TERNURA
Sou simplesmente MULHER!


de Maria Ilza Bezerra
Teresina - PI - por correio eletrônico


Fonte deste poema:

http://www.mundojovem.com.br/poema-mulher-128.php


Fontes de pesquisa : http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/03/dia-internacional-da-mulher-ganha-homenagem-no-doodle-do-google.html

http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário