quinta-feira, 29 de março de 2012

Brasil vai construir satélite para levar banda larga para todo país

NOVA DÉLHI - O Brasil prepara-se para construir e lançar um satélite geoestacionário de comunicações estratégicas de governo que vai levar banda larga a todos os municípios do país. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira, em Nova Délhi, na Índia, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

- Além de comunicações estratégicas para as Forças Armadas,(o satélite) vai dar oportunidade a todos os municípios brasileiros de terem acesso à banda larga mais barata - explicou Raupp.

O satélite, da Telebras e da Embraer, vai custar R$ 750 milhões, incluindo construção e lançamento. O governo vai anunciar uma licitação internacional já no próximo mês. Raupp está convidando a Índia - que tem experiência neste campo, já tendo lançado 70 satélites - a entrar na disputa internacional pelo projeto, que trará ganhos para o consumidor nas áreas de internet e telefonia 3G. O ministro disse que vê boas oportunidades para a Índia fornecer subsistemas deste satélite:

O ministro disse que ainda será assinado, nesta quinta-feira, um acordo com a Índia para o programa "Ciências sem fronteiras" - que dará a possibilidade para estudantes brasileiros e indianos de fazerem intercâmbio nos países para treinamento nas áreas de ciências naturais e engenharia .

O intercâmbio de estudantes e cientistas será, prioritariamente, para os campos de tecnologia da informação, biotecnologia, nanotecnologia e saúde, sobretudo no que toca à cooperação para o combate ao vírus HIV, dengue, malária e tuberculose, além de fármacos. O governo, com o programa "Ciência sem fronteiras", reconhece que o Brasil sofre com falta de mão de obra especializada.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário