quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Empresa inova e cria tecnologia sustentável

No Espírito Santo, engenheiro sanitário cria solução para a reutilização de água em prédios.

A água reaproveitada é utilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e na limpeza.

“Já implantamos o nosso sistema em 15 edificações. A economia chega a 30% em prédios residenciais e a 50%, em comerciais”, afirma.

De acordo com o engenheiro, as ideias amadureceram depois que ele concluiu o doutorado na França. “Lá, trabalhei com sistemas de esgoto, tema que me fez desenvolver conceitos voltados para a nossa realidade. Hoje, temos mais tecnologia na reutilização da água que os europeus”, explica.

“Atualmente, no Brasil, são 19 regiões metropolitanas sob estresse hídrico, ou seja, falta de água nas grandes áreas urbanas. Por isso, nosso projeto de sustentabilidade tem feito tanto sucesso e já representa cerca de 40% dos negócios de nossa empresa. É nosso carro-chefe”, revela Franci.

A água da chuva ou consumida em chuveiros, pias, tanques e lavatórios é canalizada para um tanque localizado no subsolo do prédio e depois bombeada para uma estação de tratamento na cobertura. Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências do edifício.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário